Publicidade

GIF Calcados 728x90

quinta-feira, maio 03, 2012

Vestido curto para formatura é tendência; saiba como usar

As festas de formaturas causam euforia entre as mulheres que correm para as lojas de aluguel ou de compra em busca do vestido ideal para a data. Mas, ao contrário do que muitas pensam, os modelos longos não são mais a preferência.
Os vestidos curtos estão ganhando mais espaço e, além de conquistarem até o tapete vermelho dos eventos de Hollywood, invadiram as festas.
A consultora de estilo e criação de vestidos de festa Amalia Piffero falou ao Terra que os modelos curtos estão virando preferência. "Normalmente elas não têm o hábito de usar vestido longo no dia a dia e acabam tendo dificuldade de escolher um modelo", disse. "Muitas mulheres não gostam da roupa gala e preferem algo mais despojado. Antes os vestidos raspavam o chão e aquilo não era prático. Segurar o vestido parece festa junina. Não é chique."
Segundo Amalia, nesses casos, a escolha do tecido da peça pode determinar a elegância da mulher na hora da festa. "Pense em um tecido nobre. Organza e crepe georgette, por exemplo, passam uma outra mensagem. O curto te obriga a usar uma coisa estruturada, com busto de barbatana, mistura de textura e tecidos", destacou. Por isso, nestas horas vale apostar em detalhes brocados, jogo de tons e misturar brilho com fosco para dar mais requinte ao visual.
Lembre-se que antes de escolher o vestido é preciso levar em conta o seu biotipo. "As baixinhas e magrinhas podem usar algo mais curtinho. As baixinhas e gordinhas ainda devem optar pelo longo", alertou. "Muitas meninas buscam uma fotografia de um vestido maravilhoso, mas na maioria das vezes pegam um biotipo aposto ao delas e, quando usam o modelo, ele fica muito feio", disse.
Uma opção certeira destacada por Amalia é o tomara-que-caia estruturado, seja ele em um tubinho ou como um corselet, com saia mais armada ou evasê.
Mesmo com as pernas de fora, o decote está permitido. "Deixar as costas de fora é mais adequado. O busto depende do tamanho e pode ficar muito chamativo. O decote nas costas causa uma surpresa", falou. Amalia acrescentou que se o decote for opção, as meninas devem aumentar um pouco o comprimento do vestido. "O decote deve ser um terço do tamanho da saia", detalhou.
O salto alto está permitido e elas podem abusar dele. "A sandália com strass, por exemplo, não dá para ser usada com vestido longo porque acaba puxando o fio. Com modelos curtos, é hora de trabalhar o pé". Além disso, a maquiagem e o penteado devem estar caprichados. "Quando você se veste para festa não pode estar com sua cara do dia a dia. As pessoas têm que olhar para você e te achar diferente, causar um impacto", contou. Se você costuma usar cabelo preso no dia a dia, solte-o e vice-versa.
Segundo a consultora, o curto é mais democrático e não depende do poder aquisitivo. "Evita que as mulheres criem uma competição do mais glamuroso", disse. "Eles são mais joviais e as mulheres desta idade estão mais familiarizadas com eles", destacou.
O vestido não pode virar um problema para a formatura: "este é um momento mais descontraido e o vestido curto combina com ele. A data é especial e pede que a mulher fique à vontade", finalizou.
Renata Bala, consultora de moda, analisou alguns looks usados pelas famosas.
Rosie Huntington-Whiteley: segundo a consultora de moda Renata Bala, a peça tem muita informação. "O tecido da saia tulipa do vestido é adamascado e a parte de cima é de renda. Saia tulipa pede uma parte de cima tomara que caia ou reta, estilo Audrey", detalhou.
Nicole Scherzinger: "o trabalho de folhas em organza enriquecem muito o vestido. Trocaria a carteira de python por uma clutch preta ou rata escura. A cobra briga com a textura do vestido e também é muito grande, o que dá ar esportivo a um vestido coquetel fino", detalhou.
Tenille Houston: segundo Renata, é um look perfeito para uma formatura. "Bordado em degradê do dourado com preto lembra um grafismo. Para enriquecer, colocaria brincos de franjas, que são delicados, super trend e dariam um up no look. Outra opção para 'glamurizar' seria fazer um cabelo bem preso", destacou
Kristen Stewart: "Ela acertou no look monocromático. O vestido de renda azul é superchique. Mas nas mãos eu colocaria uma clutch pequena e nude", detalhou
Paris Hilton: as mais ousadas podem apostar neste look. "A mistura de tule, bordado e transparência é muito forte e chique. Eu aconselharia a prender os cabelos para dar mais elegância ao vestido que já é muito sensual"
Shakira: "o vestido é muito justo e curto para o shape de Shakira, o que o torna vulgar e sem valor", disse. Segundo Renata, ela não está elegante, mas se usado na pessoa com o corpo que ele pede, poderia ficar bom
Taylor Swift: "o vestido é lindíssimo, mas para ela que ainda é bem jovem, envelhece. Mas talvez tenha sido essa a proposta que a cantora quis passar. É perfeito para mulheres com um pouco mais de idade, mas que não querem usar longo", destacou
Heidi Klum: texturas, damascados, organzas e diferentes construções estão em alta. "Outra super tendência que ela traz e que deixa esse vestido perfeito são os recortes com detalhes metalizados
Miranda Kerr: a modelo apostou na transparênciacombinada com paetês, poucos acessórios e cabelos bem presos. "Sinônimo de look coquetel extremamente chique e elegante. Nas mãos eu sugiro uma clucth preta", detalhou
Miley Cyrus: "esse vestido pode ser usado desde que seja por uma menina bem nova e magra. Ele remete ao Mullet Dress, super em alta, mas é um modelo perigoso. Eu o sugiro para a própria formanda e não para a convidada da formatura", disse
Selana Gomez: "o vestido é bem jovial, mas o cabelo deveria estar bem preso, com tranças ou coque", disse. Para Renata, o cabelo briga com a gola alta do vestido e com a textura. "Eu trocaria a clutch para uma nude ou dourada. Repare como o pyton vermelho briga com a sutileza do tule e da textura do vestido. Nesse caso, só o vestido deve aparecer. Indico para a formanda"
Demi Lovato: O mullet dress, mais curto na frente e comprido atrás, pode ser uma opção para as formandas. Mas, neste caso, Renata não indica: o tecido é impróprio e o cabelo também. Veto e não indico"
Reese Witherspoon: "o cabelo solto faz o vestido e o look perderem toda a elegância. Tudo acaba ficando sem elgância", destacou
Elizabeth Banks: segundo Renata, ela está perfeita. "Ela usou um brocado todo bordado em dourado, acertou na sandália, na make e no cabelo. Metlizada, monocromática, mas de uma elegância ímpar"

Fotos: Getty Images
POR TATIANA SISTI

Nenhum comentário: