Publicidade

GIF Calcados 728x90

quinta-feira, janeiro 27, 2011

Gisele Bündchen não usa protetor solar

Modelo contraria uma das principais recomendações contra os raios nocivos do sol. Conheça outras formas de se proteger

Foto: Divulgação

Gisele: "A saúde não só de corpo, mas de mente e alma também"

A modelo Gisele Bündchen afirmou na manhã de hoje (27) que prefere não utilizar protetor solar por não ser uma substância orgânica. “O protetor solar é sintético, ainda não existe um protetor natural”, disse ela. A revelação feita em São Paulo, durante o lançamento de uma linha de cremes faciais, contraria a prática mais recomendada pelos médicos contra os efeitos nocivos do sol. "Eu não uso protetor solar. Acho que meu estilo de vida permite isso", afirmou. Mas afinal, é realmente danoso à saúde deixar o protetor de lado?
“Não”, responde a dermatologista Flávia Addor, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “O filtro solar é muito utilizado – e muito recomendado – por ser prático e fácil de usar. Mas existem alternativas eficientes”, garante a médica. O uso de roupas com fator de proteção ultravioleta, por exemplo, proporciona um bloqueio físico a quem precisa se expor ao sol.
Não é difícil encontrar estes produtos, especialmente em lojas de artigos esportivos, embora o preço possa ser um pouco mais salgado. Seguindo a linha de proteção física, a dermatologista recomenda também o uso de chapéu ou boné, preferencialmente com aba grande, e óculos escuros.
A médica lembra que é importante escolher óculos com proteção UVA e UVB, que são os filtros responsáveis por barras os raios ultravioletas nocivos. Além disso, até a cor das lentes escuras pode influenciar no tipo de proteção.
Não existe horário seguro
Praticante de surfe, a modelo conta que vai à praia entre 5h30 e 6h30, e não volta depois das 8h. “Tomo o sol da manhã, quando surfo. Há muito tempo não tomo banho de sol”, disse ela. De fato, a emissão de raios UVB é bem menor antes das 10h e depois das 16h, e este tipo de raio ultravioleta é o mais danoso. “Ele é um dos responsáveis pelo câncer de pele”, aponta Flávia.
O câncer de pele não-melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no País, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). São previstos mais de 113 mil novos casos por ano. “Contudo, a emissão de raios UVA tem praticamente a mesma incidência no decorrer do dia”, afirma a médica.
Os raios UVA são mais sutis e não chegam a causar as indesejáveis queimaduras de verão, mas eles fazem mal à pele. “São responsáveis por acelerar o envelhecimento”, ressalta.
Mesmo assim, a escolha de se expor apenas pela manhã já representa uma grande evolução nos cuidados que a modelo passou a ter com a saúde. “Não sou mais louca de passar óleo e ficar deitada no sol, antes fazia isso e achava que estava arrasando”, disse ela.
Foto: Divulgação

Gisele Bündchen não usa protetor solar nem quando vai à praia surfar

Vitamina D
O uso sistemático de protetor solar, algo recomendado pela grande maioria dos médicos, tem sido investigado em alguns estudos sobre absorção de vitamina D. “Tem gente que quer demonstra que o filtro solar atrapalha a absorção de vitamina D e, portanto, seria prejudicial especialmente para a saúde óssea da mulher”, afirma o dermatologista Agnaldo Augusto Mirandez, diretor da clínica Perfetta e membro da SBD. Mas não há estudos conclusivos.
O médico recomenda bom senso para lidar com a situação. “Não dá para evitar o protetor solar, porque o sol pode ser um inimigo da pele. Mas é um amigo também, ele é importante para a produção de vitamina D”, afirma. A modelo dá ênfase a essa questão. “O sol é uma benção. Vitamina D que não se encontra em nenhum produto”, disse Gisele.
Por Bruno Folli

Um comentário:

Anônimo disse...

Ela fez comercial para o Nivea Sun. Cadê a credibilidade dela? Para mim, isso é estratégia, pois ela está com uma marca nova de cosméticos e provavelmente deve ter protetor solar na linha.